Raiva altera estrutura do cerébro, dizem cientistas

Hypescience

Ficar furioso constantemente pode alterar a estrutura do seu cérebro e fazer com que a agressividade seja cada vez mais frequente. Um novo estudo publicado na Revista Frontiers in Neuroscience afirma que a raiva é capaz de interferir na produção de células nervosas no hipocampo.

De acordo com o Daily Mail, o experimento foi feito com camundongos machos, no qual eles eram mantidos em pares em gaiolas que tinham uma separação, onde um poderia ver, ouvir e sentir o cheiro do outro. Todo dia, essa separação era retirada – o que provocava agressões entre eles. O estudo foi realizado em parceria com neurobiólogos de diversos institutos, como o Moscow Institute of Phsysics and Technology (MIPT), Russian Academy of Sciences, Cold Spring Harbor Lab, e Stony Brook University de Nova York.

Pro Bio America

Os cientistas perceberam que os ratos vencedores tornaram-se mais agressivos. Os pesquisadores compararam o hipocampo (estrutura usada para a construção da mémoria) e a amígdala (região do cérebro responsável pelo medo e agressividade) para identificar a influência da agressão nas duas estruturas ao mesmo tempo. O resultado indicou que nos ratos mais agressivos foram produzidos mais neurônios no hipocampo.

Ah Duvido/Site

Os neurobiólogos monitoraram os níveis “c-fos”, conhecidos por serem método padrão para ajudar na busca de alterações nas células nervosas. Além disso, os pesquisadores observaram que houve um aumento de comportamento repetitivo e diminuição da comunicação entre eles e que os sintomas são parecidos com as pessoas com autismo.