Rádio FM se aproxima do fim, começando pela Noruega

Pexels/Reprodução

O primeiro passo para o fim da rádio FM foi dado. O governo norueguês decidiu extinguir esse tipo de frequência de suas rádios nacionais. Em seu lugar, as transmissões serão feitas através do DAB (Digital Audio Broadcasting), formato digital de transmissão, que apresenta vantagens sobre o velho FM. O DAB, idealizado em meados dos anos 1980, possui um som de melhor qualidade e menos sujeito a interferências. Além disso, esse sistema de transmissão permite a existência de um maior número de canais de rádio, cerca de oito vezes a mais que a rede FM.

A decisão gerou controvérsia. Segundo uma pesquisa de opinião feita pelo jornal ”Dagbladet” , 60% da população do país é contra o fim da rádio FM, com dois milhões de carros sem possuírem receptores digitais. Há também uma preocupação sobre alertas e avisos, atualmente realizados através do sistema FM, não chegarem ao público.

A Noruega é o primeiro país a adotar essa medida, mas outros países já possuem planos de seguir pelo mesmo caminho. ”Nós somos o primeiro país a desativar a rede FM, mas vários outros estão tomando o mesmo caminho”, afirma Ole Joergen Torvmark, diretor da Rádio Digital da Noruega, para o jornal britânico The Independent. A Suíça, por exemplo, deve extinguir a FM a partir de 2020.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: