Professor da UFRPE ganha prêmio de revista científica

UFRPE / Divulgação

Um professor do departamento de física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) foi considerado um dos acadêmicos que mais contribuiu para a divulgação da ciência no Brasil no ano de 2017. Antonio Carlos Miranda ficou na 3ª colocação da categoria “Divulgador Científico” da Revista AstroNova, especializada em astronomia e ciências da Natureza.

No mesmo pódio que ele, subiram outros dois nomes de peso para a astronomia brasileira: o Youtuber Schwarza, do canal Poligonautas (com mais de 600 mil inscritos) e do geofísico Sergio Sancevero, membro do site Universo Racionalista, com mais de 1,8 milhões de seguidores no Facebook. A premiação foi baseada em votações pela internet e Antonio foi premiado pelo trabalho realizado no projeto de extensão chamado Desvendando o Céu Austral, que funciona desde 2014 organizando uma série de projetos que vão desde aulas de astronomia para pessoas leigas até palestras sobre o assunto no Sertão de Pernambuco, tudo de forma gratuita.

Para o professor, o mérito recebido no nome dele deve ser dividido com dezenas de pessoas que há quase quatro anos organizam todos os eventos do projeto de extensão junto a ele, formando mais de 20 turmas com média de 80 alunos e levando conhecimento a locais com carência de informação sobre o assunto. “Esse prêmio não é do professor Antonio Carlos Miranda, é de toda a equipe que fez o projeto. Temos um grupo de seis professores, mais de 10 monitores voluntários, vários estudantes de graduação, estudantes de ensino médio de escola pública… Isso não é pessoal, é de todo o projeto céu austral”, lembra.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: