Como o padrão de beleza do corpo masculino mudou em 150 anos

Lammily.com/Reprodução

O padrão de beleza tem mudado ao longo dos anos, basta observar, por um curto tempo, imagens e pinturas antigas que eram inspiradas na população da época. As pessoas mais “cheinhas” eram bem vistas pela sociedade porque significava que elas tinham condições de se alimentar. Tem sido bastante comum ver questionamentos relacionados ao corpo feminino, porém um pesquisador americano resolveu escrever também sobre a mudança do corpo ideal dos homens do século 19 para o final do século 20.

Em seu estudo, publicado na revista digital Lamilly, Nickolay Lamm, 26, disse que no final do século XIX, ter grande cintura poderia demonstrar que você tinha recursos para participar de grandes festas e também representava status. Um exemplo disso foi a fundação de um clube de homens gordos, em 1866, no estado de Connecticut, EUA, e posteriormente se espalhou por todo país. Para participar você precisaria pesar no mínimo 200 libras ou 90kg. O Clube funcionou por 37 anos porque o que antes era considerado um corpo perfeito na América, passou a ser desprezado com a chegada dos imigrantes que tinham peso semelhante.

A partir de 1930, o corpo masculino apresentado por Hollywood foi ajustado para um peso menor, já que justificavam que as câmeras “engordariam” as pessoas. Já entre 1945 e 1960, a identidade do homem foi relacionada ao trabalho por causa do crescimento econômico. Assim, as principais características eram altura, corte de cabelo e faces angulares.

Na década de 60, muitos homens discordavam da Guerra de Vietnã e se inspiraram no estilo de músicos que pregavam paz e amor – magros e cabelos grandes. Do final dos anos 60 até os anos 80, clubes de saúde e roupas provocativas tornaram-se populares. Os salários e a segurança no emprego foi tornando-se incomum e os homens começaram a buscar outras formas para se sustentar, como o fisiculturismo, com grandes músculos e veias visíveis. Como foi demonstrado em filmes de ação com Arnold Schwarzenegger, Sylvester Stallone e Jean-Claude Van Damme.

Já nos anos 90, o corpo do homem passou a ser de um homem de traços menos robustos. Lamm exemplifica com o corpo de Brad Pitt no filme Clube da Luta de 1999. Há 4 anos, um estudo feito por duas universidades, Instituto de Neurociência da Universidade de Newcastle e o Departamento de Psicologia da Universidade de Northumbria, apresentaram um software com visualização 3D para saber qual era o corpo ideal masculino tanto para os homens quanto para as mulheres. O resultado foi um corpo magro e musculoso.