“Primo” do Aedes Aegypti causa surto de dengue no Havaí

Mosquitos da espécie Aedes Albopictus, “primo” do Aedes Aegypti, têm causado um surto de dengue no Havaí. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o número de casos de dengue na ilha alcançaram 136 na semana passada, fazendo com que as autoridades de Saúde alertem os residentes e turistas a tomarem precauções para evitar o contágio do vírus da dengue.

Reprodução Khon 2

Em comunicado público divulgado no último domingo, a administração da maior ilha do arquipélago do Havaí, informou que 119 residentes e 17 visitantes foram contaminados pelo vírus. Os primeiros casos foram notificados no início de novembro, em um lugar utilizado para acampamentos, localizado em South Kona.

Os números atuais já superam a último surto de dengue ocorrido nas ilhas em 2001. Na ocasião, em cerca de 10 meses, foram 122 casos notificados.

Departamento de Saúde do Havaí

O departamento de Turismo do Havaí divulgou um alerta instruindo os turistas e moradores a tomarem precauções contra a doença, como o uso de roupas protetoras e repelentes. Além disse, panfletos com as dicas tão familiares para os brasileiros, como “não acumular água parada” são distribuídos.

A dengue é incomum no Havaí. A suspeita é de que o mosquito tenha picado alguém infectado e então passou a disseminar a doença. De acordo com o diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, Lyle Peterson, o surto deve continuar por vários meses. “Surtos de dengue são extremamente difíceis de se controlar. Nós devemos estar preparados para uma luta longa”, apontou.