Por conta de um código errado, homem deleta sua empresa e de clientes da internet

Reprodução/Wikipedia

Uma linha de código errada fez com que um homem apagasse sua empresa na internet sem deixar qualquer vestígio e chances remotíssimas de recuperação. Ao dar o comando para o computador apagar dados dos servidores, o provedor de hospedagem na internet Marco Marsala removeu sua empresa e as dos seus cerca de 1500 clientes da rede.

Sem saber o que fazer, Marsala buscou ajuda em um fórum de especialistas chamado Server Fault (ou Culpa do Servidor em tradução literal), porém, foi informado pela grande maioria deles que o que havia feito era definitivo e que sua empresa havia sido destruída por conta de uma linha de código equivocada.

O código errado utilizado foi o “rm-rf”, um comando que apaga tudo o que é ordenado. O “rm” manda o computador remover dados. O “r” exclui os dados de determinado diretório e o “f” faz com que a remoção dos dados seja forçada, ou seja, Marsala não recebeu nenhum tipo de aviso do computador para confirmar que realmente queria fazer aquilo. Juntos, os códigos apagaram tudo no computador, inclusive sites dos clientes de Masarla.

Ele dirige uma empresa de hospedagem na web, que toma conta de servidores e conexões para seus clientes. O código colocado por Marsala é “famoso” entre os programadores. Inicialmente, ele foi criado para apagar todas as partes especificadas em um computador, porém, um erro na forma que foi escrito não especifica o que deve ser apagado e, portanto, apaga-se tudo. O comando utilizado por Marsala inutilizou até os backups já programados para casos de “catástrofes” em seus servidores.

“Eu sinto muito dizer que a sua empresa está morta”, escreveu o usuário Sven. “Você pode ter uma possibilidade extremamente pequena para recuperar sua empresa se entregar os discos de dados de sua empresa de recuperação de dados respeitável”, acrescentou. “Isso vai ser extremamente caro e ainda é extremamente improvável que realmente funcione”, apontou outro usuário. Outros programadores alertaram Marsala a contratar um advogado para se defender das ações que, certamente, seus clientes moverão contra ele.