Tinta que repele urina é utilizada em estações de metrô

Francisco Antunes/Creative Commons

O porta-voz de uma operadora de transportes públicos da Filadélfia anunciou, recentemente, que a agência está planejando testar um revestimento que repele a urina. A medida já foi utilizada em outros locais, como em Hamburgo, na Alemanha, e em São Francisco, nos Estados Unidos.

O produto, chamado Ultra-Ever Dry, é aplicado nas paredes como uma tinta. Ela repele o líquido da urina e o “devolve” na direção da pessoa. “A medida será igual ou parecida à que foi utilizada em São Francisco e em Hamburgo com o revestimento hidrofóbico”, disse o porta-voz da Southeastern Pennsylvania Transportation Authority (Autoridade de Transportes do Sudeste da Pensilvânia, em inglês), Andrew Busch, ao jornal local Billy Penn.

Em 2015, moradores de um bairro chamado St. Pauli, em Hamburgo, na Alemanha, utilizaram uma técnica muito parecida ao revestir paredes em que os cidadãos tinham costume de urinar. Algumas delas receberam placas, outras não. A cidade de São Francisco se inspirou na ideia para aplicá-la nas suas próprias paredes nos espaços públicos e gastou apenas “algumas centenas de dólares por parede, pintura e instalação”, reportou o jornal San Francisco Chronicle, na época.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: