Pessoas que investem em experiências são mais felizes, diz estudo
Por mais que carros, roupas, sapatos e outros bens materiais durem, são viagens e boas refeições – ambas que sejam memoráveis – que trazem mais felicidades ao cidadão comum. A conclusão é de um estudo publicado no Journal of Positive Psychology, que entrevistou pessoas antes e depois da compra de itens quaisquer.
Os entrevistados, em geral, respondem, antes da compra, que experiências de vida os fariam mais felizes, ainda que haja uma lógica financeira em adquirir aquele item. Depois da compra, no entanto, a maioria é categórica em dizer que o investimento nessa mesma experiência significaria um valor melhor empregado do dinheiro.
“Nós associamos naturalmente valor às coisas. Um carro vale “tanto”. Mas nós temos dificuldade em estimar o valor econômico de nossas memórias. Esses resultados sugerem que quando as pessoas estão pensando em compras materiais ou experiências eles colocam na balança felicidade e preocupações financeiras”, explica o professor de psicologia da Universidade estadual de San Francisco Ryan Howell ao jornal britânico The Independent.