Pequenos rituais reduzem ansiedade, diz estudo

Pixabay/Reprodução

Você se sente ansioso – aquela sensação de mal-estar e nervosismo – diante de compromissos importantes ou da necessidade de falar em público, por exemplo? Pois um estudo realizado por pesquisadores da Harvard Business School, nos Estados Unidos, propõe uma solução prática para isso: realize um pequeno ritual particular antes de realizar uma atividade estressante.

Essa foi a conclusão após um experimento realizado por eles, cujos resultados foram publicados na revista científica Organizational Behaviour and Human Decission Processes. Nele, os participantes precisavam cantar uma canção difícil em público – com seu desempenho medido de maneira objetiva por um algoritmo. A equipe primeiro estimulava a ansiedade das pessoas de modo a poderem depois testar estratégias para combatê-la.

A primeira delas foi uma das mais corriqueiras: elas deveriam mentalizar, como se estivessem dizendo para elas mesma que se acalmassem – o que não teve eficácia alguma. “É como quando você diz a alguém que está zangado, gritando, que pare de gritar. Não funciona”, afirmou à BBC o professor Michael Norton, que conduziu o estudo.

Já um outro grupo foi estimulado a realizar um pequeno ritual antes de subir ao palco: foi solicitado a eles que desenhassem algo que representasse o que estavam sentindo naquele momento; então, eles deveriam rasgar o papel e jogar os pedaços no lixo. As pessoas que realizaram essas ações obtiveram melhores resultados e os pesquisadores têm uma explicação para isso: a sensação de controle.

Uma das causas da ansiedade é o temor das pessoas diante da ausência de controle diante de determinadas situações. A realização de um ritual faz com que o indivíduo tenha a sensação que está retomando uma parte desse controle – por menor que seja. Isso faz com que os níveis de nervosismo sejam reduzidos. Segundo Norton, o próprio simbolismo do ato já teria efeitos positivos sobre o comportamento.

O ritual, portanto, seria uma sequência de ações executadas em uma sequência deliberada e para um fim específico – diferente do hábito, algo que fazemos porque sentimos uma vontade recorrente de fazê-lo. Na conclusão de seu estudo, a equipe liderada por Norton recomenda que todos adotem pequenos rituais, em atos carregados de simbolismo pessoal, para reduzir o estresse cotidiano, dessa forma, as pessoas sentirão que estão no controle das situações e estarão mais seguras para o que tem que ser feito.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: