Pequena ilha do pacífico é o país com maior percentual de obesos do mundo

roteiroviagemdemochileiros

A pequena ilha de Tonga, no Oceano Pacífico, pode ser considerada oficialmente o país com maior percentual de pessoas acima do peso do mundo. De acordo com a BBC, quase 70% das mulheres e mais de 50% dos homens que vivem na ilha são obesos. O jornal de medicina Lancet, responsável pelos dados, aponta que 80% da população adulta da ilha está acima do peso.

 

i4u.com/Reprodução

A publicação especializada aponta que, nos últimos anos, a expectativa de vida em Tonga despencou de 70 para 64 anos e o percentual de pessoas com diabetes tipo 2 ronda a casa dos 40%. Em 2004, eram 18%. O excesso de peso é algo predominante na ilha. O último rei de Tonga, Tupou IV, por exemplo, foi considerado o monarca com maior peso da história, antes de falecer em 2006, com mais de 207 quilos. A dieta de Tonga, assim como as outras ilhas do Pacífico, consistia basicamente de peixe, vegetais e coco. Entretanto, em meados do século 20, carnes vermelhas começaram a chegar de outros países.

A causa principal por trás da obesidade epidêmica do país pode ser justificada pela dieta dos moradores. Os restaurantes da cidade não costumam vender alimentos saudáveis. O prato mais consumido é o mutton flaps, que consiste em retalhos de carne de carneiro bastante gordurosa importada da Nova Zelândia e vendida por preços extremamente baratos. Em uma refeição, os habitantes de Tonga costumam comer cerca de 1 kg da carne. Cada 100 gramas da carne possui 40 gramas de gordura e cerca de 420 calorias.

metro/divulgação

“As pessoas costumam pensar que as comidas importadas são melhores. Conheço casos de pescadores que vendem seus peixes e vão comprar mutton flaps“, aponta a ativista Papiloa Bloomfield Foliaki que, aos 82 anos, é uma das poucas pessoas da ilha com mais de 8 décadas de vida.

Tonga

Tonga