Pedaço de meteorito mais velho que a Terra é encontrado na Austrália

Geólogos que trabalham na Austrália resgataram um meteorito que caiu na Terra em 27 de novembro de 2015. Utilizando um grande sistema de câmera e matemática sofisticada, os pesquisadores recuperaram uma rocha de 4,5 bilhões de anos de idade pouco antes de uma região de William Creek e Marree ser atingida por fortes chuvas, que poderiam tê-lo arrastado.

Curtin University/Desert Fireball Network

A queda do meteorito foi testemunhada pela população e sua descida também foi monitorada por 32 câmeras remotas de observatórios localizados em terreno australiano. A partir da triangulação dos dados, a localização foi possível.

Para o resgate, foi necessário um drone operado remotamente, dois investigadores na superfície do lago e orientação em torno da área pelos habitantes locais. Phil Bland, da Universidade Curtin, descreveu a dificuldade da experiência em comunicado oficial: “Foi um esforço incrível, nós chegamos lá pela pele de nossos dentes”, resumiu.

Curtin University/Desert Fireball Network

Depois de uma pesquisa de três dias, que começou em 29 de dezembro de 2015, os investigadores encontraram a rocha de 3,7 libras (aproximadamente 1,7 kg) ,escondida num lago de lama macia, em um buraco de 42 cm. A busca foi realizada em uma área de mais de 6 quilômetros de distância da margem do lago. “Este meteorito é de especial importância porque com as observações da câmera utilizadas para localizá-lo, também foi possível calcular sua órbita, um contexto importante para futuros estudos”, diz Bland.

Curtin University/Desert Fireball Network

Os pesquisadores disseram que o objeto, provavelmente, surgiu nos primórdios do Sistema Solar, há mais de 4,5 bilhões de anos.  “Veio até nós além da órbita de Marte, por isso, entre Marte e Júpiter”, acrescentando que ‘é mais velho que a própria Terra'”, disse Bland à ABC News.

Curtin University/Desert Fireball Network