Microsoft e Facebook concluem cabo submarino que liga EUA à Europa
Milhões de pessoas dependem do uso da internet para trabalho e lazer. Mesmo com a maioria das pessoas conectadas 24 horas por dia, muitas não entendem a necessidade de cabos subaquáticos internet. Microsoft, Facebook e Telxius concluíram a instalação de um cabo que liga Virginia Beach, nos Estados Unidos, a Bilbao, na Espanha, a 6,4 mil km de distância, com capacidade de transmissão de 160 terabytes por segundo – sim, mais de 30 mil vezes mais rápida que sua conexão doméstica básica. A decisão surgiu após o furacão Sandy atingir os Estados Unidos em 2012, deixando as pessoas sem comunicação por vários dias.
Marea, como foi nomeado o cabo, está pronto para carregar o equivalente a 71 milhões de vídeos HD sendo reproduzidos simultaneamente. “Marea vem em um momento crítico. Os cabos submarinos no Atlântico já possuem mais 55% de dados do que as rotas transpaíses e 40% mais dados do que entre os EUA e a América Latina. Não há dúvida de que a demanda por fluxos de dados em todo o Atlântico continuará a aumentar e Marea proporcionará uma conexão crítica para os Estados Unidos, Espanha e além”, comentou Brad Smith, presidente da Microsoft, ao Daily Mail.
O cabo ajudará a atender a crescente demanda por infraestrutura da internet em todo o mundo, incluindo mais de 200 serviços como Skype, Office 365, Xbox Live, além de tornar a rede mais confiável. “Todo mundo espera que, sempre que liguem o computador, o tablet ou o telefone deles, eles vão trabalhar. Isso é o que este cabo vai ajudar a habilitar. Dar um passo para melhorar a resiliência da infraestrutura da internet foi algo que vimos como positivo para toda a rede global e positivo para as pessoas que contam com seus dispositivos digitais para tantos aspectos de suas vidas diárias”, explicou Frank Rey, diretor de estratégia de rede global para a divisão Cloud Infrastructure e Operations da Microsoft.