Método contraceptivo masculino em gel pode estar a caminho,diz pesquisa

Pesquisadores do governo norte-americano estão trabalhando em cima do que pode ser o primeiro método contraceptivo masculino em forma de loção. Segundo eles, o gel anticoncepcional deve ser esfregado nos braços e nos ombros dos homens todos os dias. O efeito da substância reduz drasticamente a contagem de esperma. Os experimentos feitos mostraram que essa redução, em 89% dos participantes, chegou a menos de um milhão de esperma por mililitro, o que é considerado taxa muito baixa de gravidez. Um outro tipo de aplicação, envolvendo mais um tipo de gel, conseguiu inclusive inibir a produção de esperma em 78% dos participantes. Por isso, os cientistas estão buscando unir as duas substâncias em um único produto, já que no momento só existem os preservativos e a vasectomia para controle de natalidade.

Os testes de funcionamento do gel foram feitos pelo Instituto de Pesquisa Biomédica de Los Angeles, cujos profissionais misturaram dois hormônios sintéticos, progestágenos e testosterona. A progestina impede que os testículos produzam a quantidade normal de testosterona, logo, reduz a quantidade de esperma a ser expulsada. A testosterona sintética, porém, é necessária no processo, pois trabalha na neutralização do desequilíbrio hormonal causado pela progestina, substituindo a perda, mas não produzindo mais esperma. Vale ressaltar, contudo, que a progestina Nesterone, contida na mistura, pode causar efeitos colaterais como a acne, por exemplo.

O estudo ainda está em desenvolvimento e mais de 400 casais dos Estados Unidos, Reino Unido, Suécia, Chile e Quênia participarão de novas etapas de teste. “Não é muito esforço. É apenas lembrar-se de usá-lo todos os dias “, afirmou ao DailyMail Diana Blithe, diretora do programa de desenvolvimento de contracepção do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano. O gel pode suprimir os níveis de esperma por aproximadamente 72 horas, portanto, se os homens se esquecerem de tomar um dia, por exemplo, segundo os pesquisadores, “há um pouco de perdão”.

A proposta é que, inicialmente, os homens passem quatro meses fazendo o tratamento com o gel até puderem, de fato, confiar no método. Durante esses quatro meses, é indicável que as parceiras usem alguma forma de contracepção. Vale ressaltar que os níveis de esperma serão sempre monitorados. Diana, entretanto, acredita que, mesmo se os testes com o gel forem bem sucedidos, ainda serão necessários vários anos corridos para que esteja disponível para o público.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: