Menino é obrigado a se exercitar por conta de doença que o faz engordar sem parar

Lovin Malta/Facebook

Jake Vella tem oito anos de idade e sofre de uma condição chamada ROHHAD, que é muito rara e faz com que ele ganhe peso continuamente. Para tentar salvar sua própria vida, o menino se mantém ativo participando sempre de triatlos (modalidade na qual os participantes nadam, correm e pedalam) e realizando outros tipos de exercício. Mesmo assim, ele vai continuar ganhando peso por causa dessa doença, que atinge menos de 100 pessoas em todo o mundo. O mais grave é que os médicos não têm certeza de quanto tempo ele tem, pois não há nenhum paciente que passe dos 20 anos.

A doença também causa o aparecimento de tumores e, no caso de Jake, causou o crescimento de um nas costas. Mesmo com um panorama pessimista em relação a sua condição, o menino segue completando triatlos na tentativa de ter a vida mais saudável possível. “Triatlos ajudam Jake a se manter em forma e ativo. É bom para a saúde dele e é uma oportunidade que ele tem de socializar com outras crianças. Ele tem uma vida normal, vai para a escola, toca bateria, mas também toma muito cuidado para não ficar doente. Temos medo de que uma simples gripe pode levar a outras complicações”, contou a mãe do menino, Maruska, ao jornal britânico Daily Mail.

Jake treina três vezes por semana e a associação que ele faz parte se tornou uma segunda família. Os outros atletas prestam apoio ao menino e buscam sempre mantê-lo animado em relação aos resultados que ele consegue nas provas. Jake foi diagnosticado com ROHHAD em 2015. A condição afeta o sistema nervoso que controla ações involuntárias. Pessoas com essa doença podem ter problemas com batimentos cardíacos muito lentos, suor excessivo, reação à luz da pupila alterada e dificuldade de manter os níveis indicados de água no corpo.

“Jake é extremamente positivo, motivado e o mais dedicado. Ele nunca perde um treino sem uma razão válida e está sempre animado. Ele é muito amável e conquista o coração de todos aqueles que conhece. É muito triste ver as coisas pelas quais ele tem que passar. Olho para essa família com um misto de simpatia e admiração; independente das dificuldades, eles fazem tudo que podem para garantir que Jake terá uma vida normal”, compartilhou o treinador de Jake, Matt Azzopardi.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: