Maior avião do mundo, Antonov pousa no Brasil

Wikimedia Commons/Reprodução

O gigante Antonov, maior avião do mundo estará em solo brasileiro pela segunda vez na história. A aeronave criada para transportar cargas de grandes proporções pousará no aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo. Após a parada, o avião segue para Guarulhos, na capital paulista.

O Antonov chega com um transformador de 155 toneladas, que será levado para abastecer uma cidade chilena. Em 2010, quando esteve no Brasil, trouxe equipamentos comprados pela Petrobras. A aeronave conta com seis motores a jato, capazes de fazer o gigante de 84 metros de comprimento e 88 de envergadura (de uma asa até a outra) transportar até 300 toneladas de cargas.

De acordo com Miguel Dau, diretor de Operações do Aeroporto de Guarulhos, a chegada do Antonov não modifica a operação regular do aeroporto, apesar de necessitar de mais espaço. “Tivemos de redesenhar o pátio, já que a operação de carregamento deve ocupar o espaço de sete aeronaves”, afirmou ao Estado de Minas. O pouso da aeronave deve ser acompanhado por vários curiosos e será transmitido ao vivo pelo Facebook do Aeroporto de Guarulhos, por volta das 22 horas, no horário de Recife.

 

Veja o pouso do Antonov em solo brasileiro, em 2010:

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: