Irmãos não podem dormir devido à doença hereditária

Os irmãos australianos Lachlan e Hayley Webb, que sofrem de Insônia Familiar Fatal, doença rara que os impede de atingir o sono profundo, estão participando de um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, liderado pelos pesquisadores Eric Minikel e Sonia Vallabah, que se propõem a encontrar uma cura para o transtorno. A doença impede que os jovens durmam normalmente, o que impede que o corpo rejuvenesça.

De acordo com o jornal britânico The Independent, o casal descobriu a doença ainda na adolescência, quando souberam que a avó estava acometido por ela. A mãe dos dois morreu do mesmo mal aos 61 anos, que também levou a tia, de 42. A síndrome faz com que proteínas danifiquem as células nervosas e façam furos na região do cérebro que regula o sono, o que pode matar o doente. Ao jornal inglês The Mirror, Hayley disse: “Poderia acontecer amanhã, mas até que cheguemos a esta zona de perigo teremos, provavelmente, uns bons dez anos na manga e estou rezando para que haja uma cura”.

A doença afeta menos de 10 milhões de pessoas em todo o mundo e ainda não há tratamento nem cura conhecidos. “Eu quero informação, eu quero respostas”, apela Hayley.