iPhones antigos realmente ficam mais lentos a cada lançamento?

Pixabay/Reprodução

Ao lançamento de cada nova versão do iPhone, usuários do iOS relatam sentir que seus aparelhos mais antigos ficam mais lentos. Um estudo realizado na Universidade de Harvard declarou que havia desvendado esse mistério e que sim, realmente isso acontecia. A Apple recentemente lançou o iPhone 8 e o iPhone X e usuários do iPhone 7 começaram a relatar uma queda na velocidade do aparelho, com apps falhando e travando. A pesquisa declara que a empresa norte-americana fazia isso para aumentar a venda do produto mais novo e que realmente o sistema piorava após cada novo lançamento. O ponto de partida da alegação é de que toda vez que um novo iPhone é lançado, as pesquisas por “iPhone lento” crescem no ranking do Google. Isso seria resultado do fato de que as pessoas têm a sensação de que a qualidade do aparelho cai, mas isso não necessariamente prova a ação.

A pesquisa se baseia na experiência das pessoas e não em fatos sobre o sistema operacional, portanto faltam provas do comportamento sistemático da Apple. Segundo o portal de notícias britânico Independent, quando a Apple lança um novo celular, os desenvolvedores de aplicativos lançam versões com novos softwares mais rápidos que não funcionam tão bem em aparelhos com sistema mais antigo e, por isso, acabam tornando-se mais lentos. Esse fato, somado com o desejo, às vezes inconsciente, de obter o lançamento mais recente faria com que a pessoa pense que o iPhone antigo está pior.

As declarações do artigo, compartilhado por mais de 270 mil pessoas, são baseadas em um experimento realizado por um aluno da Universidade de Harvard, que não chegou a publicá-lo em nenhum jornal acadêmico, mas conversou com um jornalista sobre as respostas que encontrou na pesquisa. O artigo foi deletado, mas não antes de se tornar um grande tópico de discussão entre usuários do iPhone. Esse fenômeno não ocorre com usuários de Android porque os lançamentos ocorrem em momentos diferentes para cada tipo de telefone e não há uma data em específico para a atualização de todos os aparelhos, por isso a pessoa não chega a se sentir mal por não adquirir o aparelho mais recente.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: