Indonésia pede a retirada dos emojis gays de aplicativos

Emopidia/Reprodução

Emojis com casais do mesmo sexo de mãos dadas não foram bem vistos pelas autoridades da Indonésia, que pediu às empresas responsáveis pelos aplicativos de mensagens instantâneas que os retirassem. Caso o pedido não fosse respeitado, os aplicativos seriam proibidos no país. A homossexualidade não é proibida no país, porém é considerada um assunto polêmico devido aos costumes religiosos locais.

Um porta-voz do ministério da Comunicação e Informação da Indonésia, Ismail Cawidu, declarou uma posição contrária à inserção dos emojis nos aplicativos e redes sociais, como o Whatsapp e Facebook, respectivamente. Cawidu disse ao Jornal Republika que “conteúdos como esses não estão autorizados na Indonésia em virtude de nossos princípios culturais e normas religiosas”.

A justificativa para o pedido de retirada dos emojis é a preocupação com as crianças que moram na Indonésia e podem ser influenciadas a sentir atração por conta do estímulo visual. De acordo com a BBC, o aplicativo Line já retirou todos os emoticons afirmando que recebeu diversas reclamações dos usuários.