Bolívia cria “Cumbia do mosquito” para combater zika

Reprodução/youtube

Para combater o surto das doenças causadas pelo aedes aegypti vale tudo. O Ministério da Saúde da Bolívia criou um jingle para incentivar a população a combater o mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. De acordo com o jornal Clarín, da Argentina, A “Cumbia del Mosquito del Zika” foi criada pelo governo como forma de disseminar e sensibilizar a população sobre a doença.

No vídeo, o cantor acompanhado de pessoas que seguem uma coreografia, dão dicas de como eliminar o mosquito. “Esmaguem o mosquito, levante as mãos e comecem a trabalhar. Limpe, despeje, cubra. Elimine o mosquito. A água acumulada você deve descartar”, diz o cantor ao som da cumbia. “Não deixe que o mosquito comece a voar. Elimine o mosquito”, pede outro trecho da música.

O vídeo publicado no canal oficial do Ministério da Saúde boliviano conta com pouco mais de 13 mil visualizações desde o início da campanha, no começo de fevereiro de 2016. A Bolívia teve o primeiro caso de zika confirmado em 6 de janeiro de 2016. Atualmente, são 11, os casos confirmados. Os casos de dengue e chikungunya somam centenas, de acordo com a imprensa local.

No Brasil, até o momento, não foram feitos jingles para ajudar no combate ao Aedes Aegypt. Outras ações, entretanto, têm sido realizadas. Em solo pernambucano, por exemplo, pesquisadores da UFPE criaram uma tecnologia capaz de diagnosticar a zika em 20 minutos, enquanto cidades do interior do estado como Riacho das Almas e Passira utilizam peixes para comer larvas do mosquito e evitar a epidemia.