Invenção de adolescente, gel para sangramentos em 12 segundos

Vetigel / Divulgação
A invenção de um norte-americano promete otimizar atendimentos de primeiros socorros e evitar os temidos pontos nos cortes profundos em pouco tempo. Batizada como “Vetigel”, a criação é um tipo de pasta que para sangramentos em poucos segundos e fecha feridas em minutos. A tecnologia é simples: pequenos polímeros de algas marinhas são divididos em polímeros ainda menores e adicionados a um tipo de gel biodegradável. Quando aplicado nas feridas, eles se encaixam como uma peça de lego, ajudando o corte a se fechar como uma espécie de adesivo. “Ele age como um andaime para ajudar o corpo a produzir fibrina (uma espécie de proteína de coágulos sanguíneos) e fechar o corte”, afirmou o idealizador do material, Joe Landolina, em entrevista ao jornal britânico The Independent.

Joe criou o Vetigel na forma que ele é vendido atualmente quando ainda era estudante de engenharia da Universidade de Nova York. Na ocasião, em uma competição dentro da faculdade, ele escolheu a técnica para aprimorar um protótipo inventado no ensino médio, dentro do laboratório do avô. Hoje, aos 22, ele é cofundador de uma empresa de biotecnologia responsável pela comercialização do remédio para empresas veterinárias. Uma seringa com material suficiente para cinco aplicações custa US$ 150 (equivalente a R$ 480). A comercialização e reprodução do medicamento em países da Europa, Ásia e américa do norte foi comemorada, mas ele espera que nos próximos dois anos ela possa também ser liberada para humanos.

Se as previsões do rapaz estiverem certas, a ferramenta começa a ser utilizada primeiro em militares feridos, depois em salas de cirurgia e só depois pode ser comercializada para uso pessoal, dentro de casas. Os testes em humanos devem começar após as primeiras reuniões com veterinários, que devem apontar se houve algum efeito negativo do uso do medicamento em animais.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: