Festival do pênis tem irreverência e conscientização contra DST, no Japão

Wikimedia/Reprodução

No dia 03 de abril de 2016, o Japão comemorou um dos festivais mais inusitados do mundo, o Kanamara  Matsuri, o festival do pênis de metal. Os japoneses celebram a fertilidade, os relacionamentos e as práticas sexuais seguras. O desfile é realizado todo ano, no primeiro domingo de abril, na cidade de Kawasaki, ao sul de Tóquio, e arrasta multidões.

Nesta época do ano, a festa quebra um pouco a visão mundial dos japoneses sérios e centrados, com direito a fotos com os participantes chupando pirulitos em forma do órgão sexual masculino ganham o mundo. Entretanto, enquanto os jovens se divertem no festival, existe uma mensagem séria por trás do evento: a conscientização em relação às doenças sexualmente transmissíveis.

Segundo o The Indian Express, o festival nasceu de uma lenda. Segundo a história, um demônio com dentes afiados vivia na vagina de uma mulher e castrou dois homens durante sua lua de mel. Após o ocorrido, a mulher teria procurado a ajuda de um ferreiro, que construiu um falo de ferro para quebrar os dentes do demônio. Desde então, foi criado um santuário que ficou conhecido como um local para trabalhadores do sexo fazerem orações e pedidos de proteção contra doenças sexualmente transmissíveis.

Hoje, ele é bastante visitado por casais que pretendem aumentar a família, gays, lésbicas, transgêneros e grupos que pretendem conscientizar quanto à prevenção da aids. Os produtos vendidos na festa tem sua renda revertida para a pesquisa sobre a doença.