Fenômeno raro do deserto de Atacama faz flores germinarem

Wikimedia/Reprodução

Já imaginou um deserto cheio de flores? Um fenômeno natural raro tem dado vida a um dos desertos mais secos do planeta. O Desierto florido, no Chile, teve uma das temporadas de chuvas mais intensas das últimas duas décadas no país e transformaram o Atacama em um belo tapete de flores. O fenômeno normalmente ocorre a cada cinco ou sete anos e o último havia sido em 2015, o que tornou o acontecido de 2017 super inesperado, de acordo com o portal de notícias britânico Metro.

Por causa da seca, as sementes das flores ficam enterrada por anos, mas só germinam durante as raras temporadas de chuva. O Desierto Florido de 2017 deve ter sido o resultado dos efeitos do El Niño em 2016, que alterou o regime de chuvas da região. Com as fortes chuvas de maio, cerca de 200 espécies de flores endêmicas do Atacama floresceram e se tornaram um grande espetáculo no final de julho.

A preservação da área e das flores está na lista de prioridades do governo local. Autoridades estão sempre presentes para se certificar que turistas não irão pisar nem arrancar flores e muito menos deixar lixo no local. Ainda é de se esperar que mais flores nasçam até a metade de setembro.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: