Facebook usaria celulares para ouvir o que pessoas dizem
A rede social Facebook poderia estar ouvindo todas as conversas das pessoas por meio dos telefones celulares e direcionando anúncios para cada usuário. A afirmação é um alerta da professora de comunicação da Universidade de South Florida Kelli Burns, em entrevista ao repórter Andrew Griffin do jornal britânico The Independent. A própria empresa admite utilizar os microfones dos aparelhos para ouvir o que as pessoas falam, mas diz que a informação serve apenas para incentivar que seus usuários postem sobre o que ouvem ou assistem.
De acordo com a pesquisadora, porém, a empresa faz mais do que isso e direciona propaganda específica sobre assuntos sobre os quais se trata em conversas, mesmo quando a pessoa não está utilizando a rede. Ela fez experimentos, discutindo assuntos bem específicos, ao alcance do telefone, e verificou os anúncios oferecidos na plataforma em seguida. A professora, no entanto, não se disse convencida de que a empresa, de fato, ouvia as conversas, mas deixou claro que essa não seria uma ação surpreendente por parte da companhia.
“O Facebook não usa o áudio do microfone para informar o tipo de publicidade ou notícias exposta em nenhuma maneira. Os anúncios são baseados nos interesses e informações demográficos das pessoas, não na coleta de seus dados de áudio”, afirmou um representante da empresa à reportagem.
Para quem não se convencer com a resposta da companhia, dada a coincidência entre assuntos e o que é mostrados na timeline, resta desabilitar o microfone do aparelho, na guia de configurações e privacidade, tanto em Androids quanto em iPhones, desabilitando a permissão de acesso do Facebook ao recurso.