Europa terá primeiro museu subaquático, no Arquipélago das Canárias

Facebook/Reprodução

A Espanha testemunha a obra de um museu diferente do que estamos acostumados. Inspirado nos zoológicos submersos de Cingapura, Brisbane e Dubai, a ilha de Lanzarote, no Arquipélago das Canárias, na Espanha, começou a colocar as estátuas do artista plástico Jason deCaires, numa área de 2,5 mil metros quadrados que formarão o novo Museo Atlántico. As peças estarão dispostas a uma profundidade que varia de 12 a 15 metros e poderão ser vistas por mergulhadores ou banhistas com snorkels. Os primeiros acessos estão previstos para março de 2016, mas o museu estará 100% concluído apenas em janeiro de 2017.

O projeto, que envolve um investimento acima de 700 mil euros (R$ 3 bilhões), está sendo conduzido na Bahia de Las coloradas. O dinheiro na empreitada é público e a manutenção do projeto dependerá de ingressos – 2% da arrecadação será revertida para projetos de pesquisa e manutenção da diversidade ecológica local.

Facebook/Reprodução

De acordo com o site LanrazoteOn, as esculturas estão sendo concebidas em pedra de PH neutro, que contribuirá para a criação de arrecifes de corais artificiais. A ilha já é declarada patrimônio de reserva de biosfera pela Unesco desde 1993.