Estudo descobre como gerar energia elétrica a partir de água evaporada

Creative Commons

Ciestistas da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, descobriram que lagos e reservatórios do país podem ser responsáveis por gerar quase 70% da energia que a nação produz atualmente, cerca de 325 gigawatts. A partir das indicações de uma máquina de laboratório “Mecanismo de Evaporação”, a pesquisa concluiu que a capacidade potencial da evaporação da água é uma possível fonte de energia renovável. “Temos a tecnologia para aproveitar a energia do vento, da água e do sol, mas a evaporação é tão poderosa. Agora podemos colocar um número em seu potencial”, explicou Ozgur Sahin, um dos estudiosos envolvidos, ao Independent. O processo utiliza o movimento bactérias diante de mudanças na umidade. Persianas que abrem e fecham medem e controlam o nível de umidade conduzindo os esportos bacterianos a se alargar ou a se contrair. O movimento é transferido para um gerador, que o transforma em energia elétrica. Os dados científicos foram publicados na Nature Communications.

A evaporação gerando eletricidade permite que a energia seja produzida sob demanda, mecanismo mais eficaz, pontual e exato do que as energias solar e eólica, por exemplo. “Embora essas colheitadeiras de energia de evaporação estejam nos estágios iniciais de desenvolvimento, os recentes avanços materiais e dispositivos sensíveis à água sugerem várias vias para alcançar os níveis de desempenho previstos”, explica documento da Nature Communications. A novidade, apesar de boa para a produtividade energética, pode comprometer a qualidade dos reservatórios. Em compensação, as máquinas podem contribuir para a redução do desperdício de água em locais propensos à seca. “Algumas dessas regiões sofrem de períodos de estresse e escassez de água, o que pode favorecer a implementação desses sistemas de colheita de energia devido à redução das perdas evaporativas”, disse um dos pesquisadores.

A estimativa do estudo é que cerca de 25 trilhões de galões de água anuais, o equivalente a um quinto da água consumida nos EUA, podem ser economizados com o Mecanismo de Evaporação.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: