Espécie humana é 100 mil anos mais antiga do que se pensava

MPI EVA Leipzig / Divulgação

Cientistas recuaram em 100 mil anos a data de origem do Homo Sapiens, devido a um fóssil encontrado com idade entre 300 mil e 350 mil anos de idade. Dois estudos sobre esta descoberta foram publicados na revista Nature.

O fóssil foi encontrado em um sítio arqueológico em Jebel Irhoud, a cerca de 100 quilômetros da cidade de Marrakesh, capital do Marrocos, durante o ano de 1960. Porém, primeiramente foram datados como tendo cerca de 40 mil anos. Uma nova, no entanto, colocou a idade do fóssil em dúvida. “Esta descoberta representa a origem da nossa espécie, o Homo sapiens mais velho já encontrado na África e em qualquer outro lugar”, explica Jean-Jacques Hublin, diretor do departamento de Evolução humana do Instituto Max Planck em Leipzig e coautor do estudo.

Após o fóssil ser analisado por Hublin e sua equipe, foram identificadas várias características novas como morfologia facial, mandibular e dentária, que fazem uma ligação com os seres humanos recentes. Os autores do estudo sugerem que esse fóssil encontrado é parte das primeiras fases de evolução do Homo Sapiens. Até então, o mais antigo tinha sido datado com 195 mil anos, contra os 300 mil mostrados nesse estudo.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: