Médicos salvam bebê usando balde de margarina, em Natal

Reprodução/InterTV Cabugi

Um recém-nascido está internado em estado grave em um hospital infantil de Natal, Rio Grande do Norte após contrair o vírus H1N1. A história dele chamou atenção pelo fato da equipe médica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Esperança utilizar um balde de margarina para substituir um aparelho responsável pelo tratamento da respiração, devido a falta de recurso na unidade, no dia 30 de março de 2016.

A denúncia foi feita pela InterTV Cabugi, afiliada da Globo no Rio Grande do Norte. O bebê deu entrada na UPA,  mas não tinha vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do local. Por causa disso, funcionários do hospital decidiram improvisar com uma sala da pediatria. No dia seguinte, a criança foi transferida para o Hospital Infantil Varela Santiago e a suspeita do vírus foi confirmada.

InterTV Cabugi/Reprodução

A médica que tratou do caso não quis se identificar, mas justificou a atitude em entrevista a um telejornal da Inter TV Cabugi. “Fizemos contatos com os hospitais de Natal e não tinha vaga em lugar nenhum. A criança começou a agravar aqui na UPA e a gente tá sem recurso”, explicou. A mãe do bebê também comentou o episódio. “É muito, muito triste. Muito angustiante”, disse.

Após o improviso, a criança foi transferida para o Hospital Infantil Varela Santiago, onde está em tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O diretor técnico do hospital, Shekecon Ribeiro, confirmou que ele contraiu o vírus e comentou o estado de saúde do recém-nascido. “No momento ele está entubado. Pela idade e pelo quadro dele, o caso é considerado grave.”

Inter TV Cabugi/Reprodução