Donos de cachorro vivem mais do que os de outros animais, diz pesquisa

Pixabay / Reprodução

Um estudo realizado por pesquisadores suecos, publicado na revista Scientific Reports, aponta que donos de cachorros têm chances de viver mais. A análise levou especialistas a descobrir outro dado interessante: a diminuição do risco de doenças cardiovasculares quando se tem um cachorro em casa. Usando dados coletados dos hospitais da Suécia, pelo Registro Nacional de Pacientes, pode-se perceber que os donos de cães tendem a ser mais jovens do que aqueles não possuem um cachorro, bem como os moradores de áreas com menor densidade populacional.

Os dados de 3,4 milhões de pessoas foram analisados e concluíram que donos de animais da raça Golden Retriever e Beagle têm ainda menos chances de ter doenças cardiovasculares (talvez por todo o exercício que tenham que fazer para brincar com os animais) . “Os resultados mostraram que ter apenas um cão pode reduzir em 33% o risco de morte e em 11% o risco de uma doença cardiovascular se compararmos com pessoas que moram sozinhas, sem os animais. Talvez o cão tenha uma participação tão importante quanto um membro da família” comentou o principal autor do estudo, Mwenya Mubanga, ao jornal britânico Metro.

Apesar da análise de dados, o estudo não descobriu o motivo principal de por que os cães reduzem o risco de doenças cardiovasculares. No entanto, cientistas associam as passeadas com os cachorros como uma forma estímulo de exercício, já que não podem passear sozinhos. Assim, além de ativos, os cães reduzem fatores de estresse psicológico, como isolamento social, depressão e solidão.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: