Doente, guitarrista Eric Clapton alega muita dificuldade para lidar com instrumento

Majvdl / Creative Commons

Eric Clapton, um dos guitarristas mais famosos da história da música, luta para conseguir tocar o instrumento que lhe conferiu fama. Em entrevista à revista Classic Rock, o músico britânico revelou que está sofrendo com danos irreparáveis a seu sistema nervoso, que lhe impossibilitam de tocar guitarra como antes.

“Eu senti muita dor neste último ano. Começou com dores na lombar, e virou o que eles chamam de neuropatia periférica – você sente como se tivesse levando choques elétricos na perna”, disse ele. A doença pode ser causada pelo uso excessivo de álcool, e, em alguns casos, pode ser fatal. Clapton, 71, lutou publicamente contra seus vícios em álcool, cocaína, heroína e medicamentos prescritos.

Apelidado de “Deus”, o artista disse ainda que aceitou as novas dificuldades em tocar guitarra e que sua saúde não vai melhorar.”Como estou me recuperando do alcoolismo e do vício em entorpecentes, considero uma coisa fantástica apenas estar vivo. Pela lógica, eu deveria ter morrido muito tempo atrás. Por algum motivo, fui retirado das garras do inferno e me deram uma nova chance”.

Clapton alcançou fama nos anos 1960, com as bandas John Mayal & The Bluesbreakers, Cream e Blind Faith, antes de iniciar carreira solo, na década seguinte. Seu vício em heroína era tão grave que foi preciso parar apresentações temporariamente, após desmaiar durante show beneficente no Madison Square Garden, em Nova York, em 1971. Sobre o período, Clapton disse não saber como conseguiu sobreviver.

5 músicos que conviveram com doenças que os impediriam de continuar no ramo

Mauricio Valadares/Creative-Commons

Herbert Viana

Após acidente aéreo em 2001, o líder da banda Paralamas do Sucesso ficou paraplégico e perdeu a memória. Após um longo processo de recuperação, conseguiu retomar a carreira artística, e voltou aos palcos.

Willie Nelson

Em 2004, o músico americano precisou fazer cirurgia para tratar a Síndrome do Túnel do Carpo, causada pela compressão de nervos no pulso – no caso de Nelson, por conta do uso contínuo da guitarra.

Dwight McCann/Creative Commons
Elfast/Domínio Público

Brian Johnson

O vocalista do AC/DC anunciou sua saída da banda de rock em março de 2016. Johnson explicou que foi advertido por seus médicos a parar de cantar, pois corria o risco de perder totalmente a audição. O grupo chegou a adiar 20 shows nos Estados Unidos e Europa, antes de encontrar um novo vocalista: Axl Rose, do Guns’N’Roses.

Will.I.Am

O rapper do Black Eyed Peas sofre com tinnitus, uma espécie de zumbido contínuo nos ouvidos – o que significa que ele nunca conseguirá ouvir o som do silêncio.

Peter Cruise/CreativeCommons
Joseph Karl Stieler/Dominio Publico

Beethoven

Um os maiores compositores de todos os tempos foi diagnosticado com congestão dos centros auditivos internos (o que mais tarde lhe deixaria completamento surdo), aos 26 anos de idade.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: