Diabetes tipo 2 pode ser revertida com dieta, diz estudo
O diabetes tipo 2 pode ser revertido apenas com dieta dentro de oito semanas. É o que afirma estudo realizado pela Newcastle University, na Inglaterra, sobre a doença que acomete pelo menos 2 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. Cientistas responsáveis pelo estudo dizem que o excesso de calorias resulta em um “fígado gordo”, o que faz com que o órgão produza muita glicose. Este excesso de gordura é passado para o pâncreas, que faz com que as células produtoras de insulina falhem, causando assim o diabetes. Perder menos de um grama de gordura do pâncreas pode reiniciar naturalmente a produção de insulina, revertendo o diabetes tipo 2.
“Eu acho que a verdadeira importância desse trabalho é para os próprios pacientes. Muitos me descreveram como o embarque da dieta de baixas calorias foi a única opção para evitar o que eles pensavam – ou havia sido dito – que era um declínio inevitável em medicação adicional e saúde por causa de seu diabetes. Ao estudar os mecanismos subjacentes, conseguimos demonstrar a simplicidade do diabetes tipo 2”, comentou o autor do estudo, Professor Roy Taylor, ao Daily Mail.
O estudo começou a mostrar resultados após uma semana do início da dieta, causando queda na sensibilidade à insulina. Os níveis de açúcar no sangue em jejum – os quais os pacientes com diabetes possuem significativamente maior – tornaram-se normais neste período. Tratado muitas vezes como “inofensivo”, o diabetes tipo 2 é um perigo e pode levar a insuficiência cardíaca, doenças renais, cegueira e amputações das pernas. Os números sugerem que existem 380 milhões de pessoas em todo o mundo com a doença.