Deserto do Atacama, o mais árido do mundo, está tomado por flores

Flickr Juan Benavente Baghetti/Reprodução

O “El Niño”, fenômeno normalmente ligado a grandes frentes frias que atingem a América do Sul, América Central e Caribe também é o responsável por promover algo inusitado, que ocorre, em média, a cada quatro anos. O Deserto do Atacama, o mais árido do mundo, localizado no norte do Chile, está coberto por flores coloridas de diversas espécies, mesmo com uma temperatura máxima chegando aos 40 graus.

Não é a primeira vez que esse fenômeno acontece, mas, de acordo com matéria publicada no jornal espanhol El País, a intensidade verificada neste ano é a maior vista nas últimas décadas. Por conta do cenário fantástico, o número de turistas na região registrou um aumento de 40 por cento. “Este ano foi particularmente especial, porque a quantidade de água que caiu fez com que o fenômeno seja o mais espetacular dos últimos 40 ou 50 anos”, afirmou o museólogo e acadêmico da Universidade de Atacama Raúl Céspedes ao periódico.

 

Flickr Alejandro Soffia/Reprodução/Creative Commons

O El Niño, mais forte este ano, levou ao território do Atacama as chuvas necessárias para a germinação das flores. Mas, além de beleza, a chuva também trouxe destruição. No mês de março, por exemplo, uma inundação matou cerca de trinta pessoas na região.