Desativar “visto por último” no WhatsApp vira modo de combater ansiedade

Não se sentir obrigado a responder na hora ou mera conveniência são, certamente, bons motivos para desativar a opção de “visto por último” do WhatsApp. O mesmo vale para a fitinha azul de quando a mensagem é lida. No entanto, pode ir além. Uma razão que vem sendo relatada por vários usuários é o transtorno de ansiedade. Em um grupo do Facebook, alguém pergunta se você confia em uma pessoa que não deixa a opção de “visto por último” ativa. Mas o resultado foi surpreendente: grande parte das pessoas, que relatou sua experiência, ressaltando o alívio em libertar-se da angústia de ficar contando os minutos para alguém responder. “Foi libertador. Hoje, sou bem mais paciente em relação a isso e espero o tempo da pessoa”, comentou uma usuária.

A psicóloga e professora da Universidade Federal de Pernambuco Elaine Costa Fernandes explica que isso acontece porque as novas gerações estão cada vez mais sufocadas em relação às redes virtuais. O imediatismo na informação é a principal causa para pessoas se tornarem dependentes e ansiosas por respostas. No entanto, para a especialista na área de influência das novas tecnologias nas relações subjetivas e sociais, o tratamento mais adequado é mais complexo. Só a retirada da função no aplicativo não resolve. “Passa, necessariamente, por uma reeducação. A pessoa precisa regrar o dia e programar uma hora para poder olhar suas mensagens e feeds e não a qualquer instante como vemos hoje em dia”, pontua.

Ela alertou, ainda, que os transtornos podem evoluir e chegar a uma depressão. “As relações começam e acabam em um clique. Isso é insuficiente e só leva a pessoa para o isolamento”, diz. “É muito frágil a vida de alguém se resumir ao número de curtidas”, conclui.

Como desativar o “visto por último” em 3 passos:

  1. Na janela inicial, clique no menu de opções no canto superior direito da tela e selecione “Configurações”.
  2. Clique em “Informações da Conta” e selecione a guia “Privacidade”.
  3. A primeira opção é a “Visto por Último”, que você pode habilitar ou desabilitar.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: