Cristal converte calor, luz e pressão em eletricidade

Wikimedia/Reprodução

Cientistas da Universidade de Oulu, na Finlândia, descobriram um novo material capaz de transformar diferentes tipos de energia em eletricidade. O material é um tipo de cristal de perovsquita, família de cristal já conhecida por essa capacidade. O novo material, chamado de KBNNO (baseado na sua fórmula química), pode converter calor, luz visível e pressão em eletricidade. Assim como outros tipos de cristal perovsquita, KBNNO é ferroelétrico. O material é organizado em polos elétricos duplos – um par de imãs de polos iguais ou opostos separados por uma distância – e uma agulha pequena como a de um compasso. Quando alguma mudança física acontece, eles se desalinham, criando uma corrente.

Um estudo anterior mostrava que o KBNNO convertia luz visível em eletricidade, mas esse teste foi realizado a cerca de -200ºC. Já o novo estudo foi conduzido em temperatura ambiente. Os pesquisadores estudaram como transformar luz em eletricidade enquanto também olhavam para a maneira como o material reagia sob pressão e quando a temperatura mudava. Essa foi a primeira vez que todas essas variantes foram levadas em consideração ao mesmo tempo.

Um material como esse faz diferença na indústria. Ele tem a capacidade de carregar dispositivos de fontes ambientais sem a necessidade de conectar-se em qualquer lugar. “Isso vai adiantar o desenvolvimento da Internet das Coisas e cidades inteligentes, onde sensores de consumo de energia e dispositivos podem ter energia sustentável”, disse Yang Bai, condutor principal do estudo, ao site científico IFLS.

Os pesquisadores estão planejando o desenvolvimento de um protótipo para o ano que vem e, se eles encontrarem o cristal correto, a comercialização dessa tecnologia não deve demorar.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: