Crianças enfrentam penhasco de 800 m para ir à escola

China Daily/Reprodução

Ir para a escola não é algo simples para um grupo de crianças chinesas moradoras de um vilarejo de Atule’er, aponto isolado no sudoeste do país. Muito pelo contrário. Crianças entre 6 e 15 anos de idade precisam descer um penhasco de 800 metros de altura segurando em escada improvisadas feitas de cipós. As informações são do tabloide britânico Daily Mail.

China Daily/Reprodução

A escola fica situada na base da montanha e o caminho tem que ser percorrido diariamente. O trajeto é feito em cerca de duas horas, acompanhado por pais de alunos, que acompanham a turma em revezamento. Ao todo são 17 escadas improvisadas servindo de auxílio aos estudantes.

The Beijing News/Reprodução

A jornada realizada pelas crianças já teria matado oito pessoas nos últimos anos. O percurso que já é difícil, se torna ainda ama perigoso em períodos de chuva e neve. Por conta da dificuldade, muitas crianças sequer são matriculadas na escola, por insegurança dos pais com o percurso. O vilarejo existe há pelo menos 200 anos no mesmo local. O secretário do condado de Zhaojue, Ji Ke Jin Songa apontou que o custo para a construção de uma estrada inviabiliza o projeto. “Construir a estrada custaria 60 milhões de yuans (R$ 33 milhões). Isso não é um custo viável pois o número de pessoas é muito baixo”, justifica.

The Beijing News/Reprodução