Chile já produz tanta energia solar que fornece de graça

Schwarze Heide / Creative Commons

A indústria de energia solar no Chile deu tão certo que o país já está conseguindo fornecer energia de graça. Até o mês de abril, os preços chegaram a zero durante 113 dias, de acordo com o portal de economia Bloomberg. Os especialistas apontam, porém, que, apesar de ser bom para os consumidores, a “abundância” de energia solar não é benéfica para a maioria dos investidores.

Com 29 parques de energia solar implementados e planejamento para mais 15 só no deserto do Atacama, o negócio já não parece tão benéfico assim. “O crescimento está desordenado, você não pode ter tantos investidores em um lugar só”, explicou Rafael Mateo, membro de uma unidade de energia que está investindo US$ 343 milhões (o equivalente a mais de um bilhão de reais) no local.

Um dos principais motivos apontados para essa situação é que o Chile tem a sua rede elétrica dividida em duas zonas que não se conectam, logo, a parte ligada ao Atacama pode ter energia demais e a outra, de menos. O governo teria um projeto para criar uma linha de transmissão de cerca de 3 mil km entre as duas redes, que tem a previsão de finalização para o ano de 2017.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: