Cogumelos alucinógenos podem ajudar contra depressão

Adege / Creative Commons

Segundo um estudo realizado pela Imperial College, em Londres, na Inglaterra, uma substância contida em cogumelos alucinógenos pode ajudar pessoas com depressão. A psilocibina, um ingrediente psicoativo faz com que as conexões do cérebro se tornem mais leves, levando o órgão a “reiniciar” e expulsar temporariamente os pensamentos negativos.

O estudo foi feito com vinte participantes que não reagiram a tratamentos antidepressivos tradicionais. Após dois tratamentos à base de psilocibina os usuários passaram a experimentar a sensação de cérebros desligados da realidade, como se tivessem sido “reiniciados”. A partir de varreduras cerebrais feitas durante e após a experiência de psilocibina, as redes de modo padrão dos pacientes tornaram-se mais estáveis.

“As pessoas compararam seus cérebros com um disco rígido e disseram que era como um processo de desfragmentação. As coisas pareciam estar funcionando mais eficientemente depois. O fato de dar às pessoas uma janela de alívio para a depressão, depois de apenas duas experiências, é um bom presságio para o futuro. Eles não falam ou mostram pensamentos soltos e irreais. Eles são equilibrados, calmos e normalizados”, explica Dr. Robin Carhart-Harris, autor do estudo, ao Daily Mail.

Os efeitos secundários da psilocibina parecem alcançar o nível máximo após cinco semanas, segundo os pesquisadores. Porém, eles observaram uma melhora significativa nos pacientes por até seis meses após o tratamento. Além disso, os benefícios começam imediatamente, ao contrário dos antidepressivos convencionais, que normalmente precisam estar no sistema por semanas antes dos pacientes notarem melhorias.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: