Cientistas encontram quatro novos tipos de células sanguíneas
Um novo estudo pode revolucionar os livros de Biologia. Pesquisadores encontraram quatro novos tipos de células sanguíneas humanas que tem um papel no sistema imune e ajudam o corpo humano a combater organismos invasores.
Os cientistas encontraram as novas células brancas, também conhecidas como leucócitos, usando uma técnica genética, mas a exata função dessas novas unidades ainda não foi descoberta. Tradicionalmente, elas são encontradas a partir da análise das marcações de proteína na superfície das células. De acordo com o portal de notícias britânico Daily Mail, para esse estudo, os pesquisadores da Massachusetts Institute of Technology (MIT) usaram uma técnica chamada genômica de célula única.
Até agora, apenas dois tipos de célula eram conhecidos: dendríticas e monócitos. Essa descoberta revelou dois outros tipos de células dendríticas, que são as unidades que soltam o alarme no caso de uma infecção. Ao encontrar um invasor, essa célula pega um fragmento dele e coloca em sua superfície. Ao fazer isso, ela funciona como uma mensageira, avisando as outras células brancas que o corpo está sendo atacado.
A pesquisa também mostrou dois novos tipos de monócitos, a maior célula branca. Monócitos normalmente se transformam em macrófagos, células que envolvem e engolfam as partículas invasoras, comendo-as e digerindo-as para impedir que elas se multipliquem e prejudiquem o corpo.