Cientistas criam mini robô capaz de se movimentar em várias superfícies

Max Planck Institute for Intelligent Systems/YouTube

Um pequeno robô, de 0.36 mm, é capaz de andar, saltar, rastejar, rolar e nadar. Ele foi criado por pesquisadores do Max Planck Institute for Intelligent Systems em Stuttgart, na Alemanha. O seu tamanho o torna capaz de se mover pelo estômago e até pelo sistema urinário, mesmo não tendo sido testado em humanos até então. O objetivo é que essa invenção possa ter finalidades médicas, como o carregamento de medicamentos para partes específicas do corpo.

O robô é feito de uma borracha de elastômero, preenchida por várias pequenas partículas magnéticas programadas para ajustar-se em qualquer forma desejada em um campo magnético. Com isso, diversos movimentos podem ser manipulados. “Nosso maior objetivo atualmente é colocar esse pequeno robô dentro do nosso sistema digestivo ou urinário – e, no futuro, no sistema vascular – e com isso estar apto a navegar em tecidos complexo, com superfície cheia ou semi-cheia ou sem fluídos”, explicou Metin Sitti, chefe da pesquisa, para o jornal norte-americano The New York Times.

A equipe ainda pesquisa uma forma de fazer os robôs biodegradáveis, para que possam ser dissolvidos no corpo humano sem causar danos. Os movimentos deles foram inspirados nos de animais como águas-vivas e lagartas. A pesquisa foi publicada no periódico científico Nature.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: