Cientistas confirmam que Lua interfere na quantidade de chuvas

A sabedoria popular estava correta. Pesquisadores da Universidade de Washington publicaram, na revista Geophysical Reseach Letteres, um estudo que defende que a posição da Lua em em relação à Terra influencia a frequência das chuvas. Quando o satélite está mais alto de um lado do planeta, ele eleva sutilmente a pressão atmosférica desta região e a temperatura também aumenta na massa de ar. Assim, a probabilidade de chover é menor, já que o ar quente é capaz de suportar mais água.

Os pesquisadores responsáveis pela descoberta, Tsubasa Kohyama e John Wallace, estudavam ondas atmosféricas quando repararam uma leve oscilação na pressão do ar. O rastreamento do fenômeno durou dois anos. Os dados coletados mostram que entre 10 graus na direção sul e 10 graus na direção norte, há uma ligeira queda na quantidade de chuvas quando a lua está posicionada abaixo ou acima dos pés. “É como se o recipiente se tornasse maior em maior pressão”, explica Kohyama ao site da Universidade de Washington. Segundo ele, a umidade relativa afeta a chuva porque a “baixa umidade é menos favorável à precipitação”.

Apesar disso, a influência da posição da lua impacta em apenas 1% a variação total da precipitação de chuvas, o que não é o suficiente para que as pessoas sintam a diferença. A relação entre as mudanças de pressão e a posição da Lua foram detectadas pela primeira vez em 1847 – já a relação com as alterações de temperatura, foram verificadas em 1932. “Até onde eu sei, este é o primeiro estudo a ligar de forma convincente a força das marés da Lua com a precipitação”, coloca Kohyama.