Cientistas captam centro da Via Láctea pela 1ª vez

ESO/MPE/S. Gillessen et al. / Divulgação

Um equipamento instalado no deserto do Atacama captou pela primeira vez imagens do centro da Via Láctea. Apesar dos cientistas já terem conhecimento do grande buraco negro existente no local, o registro de estrelas orbitando ao redor dele foi comemorado pelos pesquisadores do Observatório do Sul Europeu, onde o equipamento, batizado de Gravity, está localizado.

Para o observatório, o principal motivo de comemorar é a precisão com a qual o estudo pode ser feito. A estrela S2, que orbitará no ponto mais próximo ao buraco negro em 2018 e levará outros 16 anos para passar pelo mesmo local, foi uma das mais visadas pelos cientistas. “Foi um momento fantástico para toda a equipe quando a luz da estrela apareceu pela primeira vez depois de oito anos de trabalho duro”, afirmou Frank Eisenhauer, responsável pelo Gravity, em entrevista ao portal Redorbit.

O Gravity é considerado um equipamento inovador, composto por quatro unidades de telescópios de 8,2 metros. O Observatório Europeu do Sul foi instalado no Chile desde 1960. Também no Deserto do Atacama, o maior conjunto de telescópios já construído, o Atacama Large Mailimiter Array, foi instalado em 2013. O motivo para a instalação dos observatórios no Atacama é a altitude de suas montanhas, que variam entre 2,4 mil e 2,6 mil metros, bem como a distância dos centros urbanos.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: