Cidade italiana comemora chegada de primeiro bebê após 28 anos

 WIKICOMMONS/FRANCOFRANCO85

Enquanto algumas cidades enfrentam dificuldades com crescimento constante da população, uma cidade italiana comemora a chegada de um bebê após 28 anos. Pablo, nasceu no dia 22 de janeiro de 2016 e elevou o número de habitantes da cidade para 85, apesar de somente 41 viverem no local.

Pablo nasceu em Turim, cidade próxima a Ostana, pois em sua cidade-natal não há maternidade. A chegada dele foi tão esperada que uma escultura de uma cegonha com um pacote azul no bico foi posta na entrada da cidade.

Giacomo Lombardo, prefeito de Ostana, disse ao jornal La Stampa que a diminuição no local começou após a Segunda Guerra Mundial. “O verdadeiro declínio começou em 1975, com 17 bebês entre 1976 e 1987, quando o último menino nasceu antes de Pablo.”

Para tentar reverter a situação, a cidade está tentando criar novas possibilidades para atrair as pessoas, como a oferta de empregos.

La Stampa/Reprodução

Os pais de Pablo, Silvia Rovere, 36, e José Berdugo, 41,  pretendiam viver na Ilha de Reunion, França, mas mudaram de ideia quando surgiu um emprego na cidade italiana. “Eu estava grávida pela segunda vez  e tinha planejado viver durante todo o ano na ilha francesa durante a maternidade. Até que um amigo nos falou sobre Ostana, que estava à procura de gerente. Nós escrevemos um projeto e fomos informados que tinha sido confirmado. Nós nos mudamos e hoje estamos felizes da escolha. Embora cedo ou tarde devemos seguir a uma ilha tropical “, disse Silvia.

Apesar de parecer estranho, o caso de Ostana não é muito diferente de outras cidades italianas. Algumas comunidades já buscaram várias alternativas para que o número de habitantes não caia, desde oferecer casas vazias até proibir moradores ficarem doentes.