Cidade cria comedouro para cães e gatos de rua
O projeto social chamado AlimentaCão começou a ser implementado no final de março de 2017, na cidade de Americana, no estado de São Paulo. A proposta é alimentar cães e gatos de rua oferecendo comedouros com ração e água. O AlimentaCão já conta com três pontos espalhados por bairros periféricos da cidade e chega a ajudar, pelo menos, cerca de 15 animais por dia.
A ideia é simples e rápida de ser implementada. O morador que tenha interesse em ser um tutor precisa entrar em contato com os idealizadores do projeto, realizar uma entrevista e depois assinar um termo de compromisso. A obrigação é monitorar, pelo menos uma vez por dia, repondo ração e trocando a água para os animais. Os comedouros são feitos de canos de PVC adaptados e tem a capacidade média de armazenar 4 kg de ração, além de adesivos e placas fixadas para conhecimento da população. O custo do equipamento é pago pelo voluntário e custa cerca de R$100,00.
“As pessoas se comovem com a situação, passam lá e ajudam. Às vezes já está cheio porque a população colocou. Como eu tenho um comércio no bairro, muitas vezes as pessoas vão lá e deixam a ração comigo e eu levo para repor”, destaca Ângela Maria dos Santos, que é uma das voluntárias do projeto. O grupo afirma que a ideia extremamente necessário, pois não tem como resgatar todos o animais de rua, já que os abrigos da cidade estão lotados.