China possui maior fazenda de energia solar do mundo

Wikimedia Commons/Reprodução

Mesmo com a fama de ares poluídos, a China possui a maior fazenda de energia solar do mundo. Localizada no planalto do Tibete, na província de Qinghai, o Parque Solar de Longyangxia Dam possui 27 quilômetros quadrados de paineis solares, simbolizando a tentativa do país de perder o status de vilão ambiental. A instalação tem capacidade de produzir 850 MW de energia por ano, suficiente para abastecer cerca de 200 mil lares, segundo o jornal britânico The Guardian.

Longyangxia foi construída por aproximadamente 6 bilhões de yuans chineses (aproximadamente R$ 2,8 bilhões). A China hoje é o maior investidor em fontes de energia limpa. A meta é que 20% da energia do país venha de fontes que não usem combustíveis fósseis até 2030. Para isso, o governo planeja produzir cerca de 110 GW de energia solar e 220 GW de energia éolica por ano, investindo cerca de US$360 bilhões até lá.

No Brasil, apenas 0,0008% da energia produzida provém de fontes solares. Os altos custos dos painéis e baterias são o principal fator que impede esse tipo de produção no país. Segundo a Folha de São Paulo, o investimento em painel solar já compensa em 23 estados brasileiros.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: