Carros sem condutores serão testados nas ruas de Londres

TRL/Divulgação

Em julho de 2016, Londres pretende colocar nas ruas os primeiros carros sem motoristas. O projeto é resultado de um investimento de £ 8.000.000 (aproximadamente 35 milhões de reais).

O local escolhido para o teste foi a cidade de Greenwich, no sul de Londres, estima-se que serão setes carros testados. Por enquanto, as rotas não foram definidas, mas há possibilidades de circularem em locais residenciais e próximos a estação de metrô North Greenwich.

A ideia do carro está sendo adaptada a partir de veículos que já existem nas cidades, mas que transportam somente passageiros do Terminal do Aeroporto de Heathrow. Uma das diferenças é que o transporte existente circula apenas em faixa exclusiva.

O projeto Gateway (Greenwich Automated Transport Environment) é liderado pela empresa Transport Research Laboratory (TRL), que disse que pretende aguardar a aprovação do público. “O projeto foi co-financiado pelo Innovate UK e a indústria. O teste tem o objetivo de avaliar a disposição do público a usar veículos autônomos em áreas edificadas”, explicou.

Empresas britânicas estão trabalhando juntas para que os antigos carros sejam trocados por carros sem motoristas. De acordo com o Daily Mail, a fábrica de carros Sportcars Westfield será responsável pela concepção e pelo ensaio, a Heathrow cuidará da engenharia de software e robótica e a Oxbotica vai fornecer mapeamentos e sensores voltados para segurança.

O diretor técnico para a Gateway, Nick Reed, afirma que “Se os ensaios dos testes foram bem sucedidos, esperamos que estes veículos icônicos tornem-se uma visão familiar em muitas cidades ao redor do mundo”, disse.

O chefe da Westfield Sportscars, Julian Turner, disse que a empresa está ansiosa para testar o novo equipamento. “Estamos muito satisfeitos por fazer parte do consórcio Gateway e estamos ansiosos para trazer a tecnologia inovadora e leve para uma plataforma bem conhecida, sendo experimentados e testados”, contou.

No teste não vai haver condutor nos veículos, porém um operador vai se sentar dentro do carro caso ocorra alguma emergência.