Cão farejador tem cabeça colocada a prêmio por narcotraficantes

Departamento de narcóticos de Medelín / Reprodução

Choko é um cachorro de raça labrador, que ajuda a polícia de Medellín, na Colômbia, a farejar drogas. Junto com os policiais do departamento de narcóticos, o cão já ajudou a apreender 5 mil quilos de maconha e 1,5 mil quilos de cocaína, sem contar com heroína e outros tipos de drogas sintéticas. Porém, os policiais temem por sua segurança.

Um cidadão avisou ao departamento que o chefe de um cartel de drogas está oferecendo até 3 milhões de pesos colombianos (R$2.997) para quem capturar ou matar o cão. Alguns dias depois, um garoto que reconheceu o cachorro na rua, passou a mesma informação.

O cão, que trabalha junto com a polícia desde que era um filhote, tem o faro muito aguçado, que já lhe rendeu três condecorações. Seu trabalho começou a ficar mais perigoso a partir do momento em que passou a ser reconhecido como o cão que acaba com os esquemas de tráfico de drogas.

William Marin é o policial que mais tem contato com Choko. Ele conta que tem sido bem cauteloso em relação ao cão e que tem prestado atenção por onde passa, além de evitar que pessoas cheguem perto do animal. “Numa segunda-feira, estava na rua a trabalho com Choko e um morador começou a acariciá-lo. Eu disse, ‘por favor, não faça isso, ele não gosta. Rapidamente, por medida de segurança, tiramos Choko das ruas naquela área da cidade”, contou o policial à BBC.

O cão deve se aposentar dentro de três anos, quando irá completar seu décimo aniversário. Depois de construir uma carreira bem-sucedida, ele poderá ir morar com William e sua família, que já são muito próximos do labrador. “Choko é parte da minha família, é como um filho. Todos nós adoramos ele”, comenta William, que é casado e tem dois filhos.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: