Cabelo grisalho está relacionado a doenças cardíacas, diz estudo

Wikimedia/Reprodução

Cientistas descobriram que a perda da coloração do cabelo, muitas vezes associada à idade, pode ser uma indicação de problema nas artérias. O reparo do DNA, inflamação, mudanças hormonais e diminuição do crescimento das células são responsáveis tanto por doenças do coração quanto pelo cabelo ficar branco. Dessa forma, seria possível identificar possíveis pacientes apenas olhando para o cabelo deles.

Os pesquisadores da Universidade do Cairo, no Egito, estudaram 545 homens, que foram divididos em subgrupos separados pela saúde das artérias e cor do cabelo. O nível de embranquecimento do cabelo foi classificado usando uma pontuação para descoloração de cabelo que ia de preto puro (número um) a branco puro (número cinco).

Ter uma pontuação de três para cima era associada a problemas nas artérias, pressão arterial alta e níveis de gordura anormais, todos esses fatores ligados a doença no coração. “Doenças arteriais e cabelo branco acontecem a partir do mesmo caminho biológico e a incidência dos dois aumenta com a idade”, explicou o autor do estudo Irini Samuel ao jornal britânico Daily Mail. “Se essas descobertas forem confirmadas, a uniformização do sistema de pontuação da evolução do cabelo branco pode ser usado como um preditor de doença arterial coronariana”.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: