Brasileiro viaja com cão pela América do Sul em Fusca

Jesse Koz/Facebook

Jesse Koz, de 24 anos, é curitibano e realizou o sono de colocar uma mochila nas costas e encarar o mundo. Porém, Jesse não quis entrar nessa aventura sozinho, então resolveu levar consigo o golden retriever Shurastey (nome em homenagem a música Should I Stay or Should I Go, da banda The Clash), em um Fusca 1978. Viajando desde maio, a dupla já deixou o Brasil e passou por Argentina, Uruguai e Chile, completando cerca de 13 mil quilômetros.

“Sempre tive vontade de viajar e conhecer o mundo, mas esbarrava nesses empecilhos de não ter dinheiro, de ter de estudar, trabalhar, ter de comprar um carro, uma casa, construir uma família”, disse Koz ao portal de notícias do Estadão. O jovem alegou ainda que desde os 17 anos trabalhou com vendas, mas abandonou a área por se sentir infeliz. Com tempo livre, ele entrou em grupos de mochileiros nas redes sociais e encontrou várias histórias de pessoas que viajavam sem grandes recursos. “Decidi largar tudo, pegar meu Fusca e sair viajando por aí”.

Mas onde Shurastey entra nessa conta? Para Koz, não levá-lo não entrou em cogitação. “Uma vez eu viajei por cinco dias e ele dormiu os cinco dias encostado no portão de casa. Se eu não tivesse levado ele, nem teria feito todo esse percurso”, contou.

Em quase 100 dias de viagem, Koz já tem muita história para contar, mas uma das coisas que mais lhe chamaram a atenção durante a experiência foram as amizades “por necessidade” que desenrolou no caminho. “Muitos me ajudaram nos momentos mais difíceis. Pessoas que não queriam nada em troca a não ser me ver feliz e seguindo a viagem”. Quando o Fusca resolveu parar de funcionar em Córdoba, na Argentina, um grupo de homens o ajudou a consertá-lo e ele pode seguir viagem. “Hoje, paro e penso que jamais conheceria essas pessoas se eu tivesse todo o dinheiro que muitos acham necessário ter para poder viajar”. Koz pretende seguir viagem pelo Brasil e então conhecer todos os países da América Latina.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: