Pesquisa aponta melhores países para viver e Brasil aparece em 20°

Reprodução/Wikipedia

O Brasil aparece como o vigésimo melhor país do mundo para se viver de acordo com pesquisa realizada pelo U.S. News & World Report, Universidade da Pensilvânia e a empresa de consultoria BAV, divulgada pelo jornal The Washington Post.

O projeto, que aponta a Alemanha como o “melhor país do mundo”, ranqueou 60 países levando em conta 24 categorias, baseado em experiências de mais de 16 mil pessoas. Na pesquisa, foi pedida a associação entre os países e a percepção das pessoas sobre eles numa lista aleatória com 65 atributos agrupados em nove categorias: aventura, cidadania, influência cultural, empreendedorismo, patrimônio, facilidade de se mudar, facilidade para negociar, poder e qualidade de vida.

As pontuações em cada categoria foram ponderadas levando em conta a expectativa de prosperidade geral dos países, medida com base no Produto Interno Bruto (PIB) per capita e o poder de compra do Fundo Monetário Internacional (FMI). Na pontuação média entre as diversas categorias, o primeiro posto foi ocupado pela Alemanha. O Brasil ocupa o primeiro lugar quando o assunto é “aventura”. Já os Estados Unidos aparecem no topo em “poder” e “influência”. A Suécia é o país que ficou em primeiro no maior número de categorias, firmando o primeiro posto em “cidadania”, “vida sustentável” e “criação dos filhos”.

Ivana Moura/DP/D.A Press

As entrevistas foram realizadas com cidadãos da América, Ásia, Europa e África. Do total de entrevistados, mais da metade foram da “elite intelectual” (universitários de classe média ou superior), outros 4,5 mil são líderes de negócios em organizações ou em seus próprios negócios, e o restante fazia parte do “público geral”.

“Assim como fizemos com universidades, hospitais e outras instituições, o portal dos Melhores Países do Mundo ficará aberto para armazenar dados para ajudar cidadãos, empresas e governos, evoluindo a performance em um mundo que muda rapidamente”, aponta Mortimer Zuckerman, editor-chefe do U.S. News.

A pesquisa será, oficialmente, divulgada durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.