Braço biônico brilha, carrega celular e tem até drone

Omkaar Kotedia/kotedia.com

As dificuldades de James Young era grandes com a prótese que passou a usar após um acidente que lhe custou um braço. Porém, foram solucionadas com um braço biônico, parecido com ciborgues de filmes futuristas ou de super-heróis. Ele respondeu a um anúncio on-line da empresa de jogos virtuais Konami, que estava em busca de um amputado para realizar testes de uma prótese futurista. O braço foi criado pela artista Sophie de Oliveira Barata e custou em torno de 60 mil libras (equivalente a R$ 300 mil).

O novo braço de James é ligado aos nervos e músculos do ombro. Os sinais musculares são detectados por sensores ligados à pele dos ombros conectados a fios na parte superior do corpo. Todo o mecanismo é alimentado por uma bateria. As informações são do tabloide britânico Daily Mail.

Omkaar Kotedia/kotedia.com

O braço robótico conta ainda com uma lanterna, uma entrada USB para carregar o celular, um relógio e até um drone colocado do lado de fora do ombro. A prótese conta ainda com uma luz de laser, que serve apenas para embelezar e dar um aspecto ainda mais futurista ao membro. James Young perdeu o braço em um acidente, ao cair debaixo de um trem. Após 3 meses e meio e 12 operações no hospital, recebeu alta e foi para casa com uma prótese convencional. “Feia, com cor de pêssego e óbvia”, resume o jovem atualmente com 26 anos.

Omkaar Kotedia/kotedia.com

Além disso, a prótese era operada por tiras que machucavam o coto recém operado e ela não contava com uma mão, mas sim com um gancho. Atualmente, a mão da prótese se parece com uma mão de verdade e é capaz de executar praticamente todos os movimentos realizados por uma. Até mesmo objetos pequenos podem ser segurados por conta dos comandos enviados pelos sensores colocados nos músculos. “É como uma mão. É leve, porém firme, então é bem fácil de mexer”, afirma James.  Young, inclusive é um dos personagens de uma série de fotografias realizadas por Omkar Kotedia, que fazer parte do Alternative Limb Project, presente no site do fotógrafo com imagens de James e outras pessoas com próteses.

Ainda de acordo com o Daily Mail, o futurismo da prótese também teve como inspiração um personagem do jogo Metal Gear Solid, criado pela Konami, chamado Snake.

ign.com/reprodução