Artista japonês pinta paisagens belas usando apenas o Excel

Tatsua Arquivo Pessoal

O artista japonês de 77 anos, Tatsuo Horiuchi, conseguiu fazer diversos desenhos e pinturas utilizando a plataforma Excel, um programa criado para o gerenciamento de planilhas. Foram árvores, paisagens, desenhos de cachoeiras, flores, etc. Para muitos, dominar ferramentas como o Excel é difícil para desempenhar funções esperadas da plataforma, imagine para fazer pinturas a partir dela. Muito colorido e rico em detalhes, os desenhos desenvolvidos por Tatsuo, inicialmente, é quase impossível acreditar que foram feitos em um software que envolve números e cálculos. Só depois de perceber os recursos usados pelo artista é possível acreditar com mais facilidade.

Tatsua Arquivo Pessoal

Ferramentas de criação como gráficos, artes e uma junção de cores permitem a complexidade dos desenhos. Efeitos degradé e sombreado também ajudam a compor os detalhes. Depois que as pinturas ficam prontas, Horiuchi imprime folhas grandes e depois junta as imagens para que elas formem telas, algumas das quais, inclusive, ele expõe nas paredes da casa onde mora, em Nagano, no Japão. As técnicas do artista começaram a ser desenvolvidas depois que ele se aposentou, nos anos 2000. Ele tinha o objetivo de pintar utilizando o computador e parece que ele conseguiu. A opção de “desenhar” no universo eletrônico surgiu para economizar dinheiro e evitar muito trabalho na preparação do material com água, contou ele ao programa de TV norte-americano Great Big Story.

A especialidade de Tatsuo são as paisagens japonesas, e suas telas envolvem cachoeiras, serras, florestas e lagos. Algumas das suas obras estão expostas em um museu na cidade de Tatebayashi e, em seu site, o pintor dá dicas de como faz para criar suas telas a partir dos programas de computação gráfica.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: